O papel da inteligência de dados na execução do JBP (Joint Business Plan)
Este é o segundo post da série elaborada pela Mtrix para falar sobre os diversos aspectos de um Joint Business Plan. E antes de qualquer consideração, convém retomar alguns conceitos sobre inteligência de dados e sua importância para os negócios.
É sabido que, para reduzir o risco de incidência de erros derivados de uma percepção equivocada da realidade do mercado ou da própria performance da empresa, a tomada de decisão deve ser, sempre, baseada em dados. Ou seja, dados mais atualizados, mais abrangentes, mais confiáveis e fidedignos possíveis.
Uma vez de posse desses dados, o gestor tem duas questões diante de si:
- Como tirar desses dados os insights que vão guiar o planejamento das ações necessárias e sua correta execução
- Como dar visibilidade para esses dados e insights a colaboradores e parceiros da sua cadeia produtiva, de modo a compartilhar conhecimento de forma ágil e eficiente e poder trabalhar de forma colaborativa.
A inteligência de dados ou business intelligence (BI) é o conjunto de processos e ferramentas que permitem coletar, organizar e analisar as informações recebidas. Dessa forma, podemos transformar dados brutos em informações de valor para a tomada de decisões estratégicas.
Ela também permite que as informações circulem entre departamentos ou mesmo entre empresas parceiras de forma organizada e de fácil compreensão. Isso porque as melhores plataformas de BI contam com interface gráfica bastante amigável que pode ser visualizada em dashboards detalhados e customizáveis.
A tecnologia hoje disponível permite realizar todas as etapas desse processo complexo com maior precisão e agilidade. Os procedimentos manuais tradicionalmente são automatizados para coletar, compilar, cruzar e analisar dados com mais rapidez e menos erros. Assim, a inteligência de dados é um elemento importante da gestão, dando às empresas que a utilizam corretamente uma significativa vantagem competitiva no mercado.
Inteligência de dados e Joint Business Plan
Como visto no texto anterior, o Joint Business Plan (JBP) envolve alinhamento de estratégias, metas e métricas entre a indústria e seus parceiros de negócios (varejo ou distribuidor), sempre atentando para a necessidade de promover o desenvolvimento e atender aos objetivos de cada integrante da cadeia — e não apenas de uma das partes.
Do planejamento de marketing até a execução no ponto de venda, todo o processo deve ser discutido e negociado entre os envolvidos. Desse modo, é possível garantir a comunicação fluida, o conhecimento das ferramentas utilizadas, a adesão ao cronograma estabelecido e o comprometimento com os resultados.
Mas, quaisquer que sejam as estratégias e táticas adotadas, é indispensável que todas as decisões sejam fortemente baseadas em dados de qualidade. Também devem utilizar plataformas que contenham as ferramentas necessárias para o correto acompanhamento, em tempo real, das ações realizadas pelas equipes de campo e do desempenho dos PDVs.
Ou seja, é preciso ter a inteligência de dados — ou business intelligence — como ponto de partida de todo o processo. Caso contrário, assume-se o risco de trazer prejuízos à empresa e aos parceiros em razão de avaliações equivocadas. Afinal, dados de qualidade duvidosa não cumprem o papel de guiar a construção de um plano efetivo e bem estruturado.
A importância do parceiro tecnológico
A escolha de um parceiro na área de tecnologia é absolutamente estratégica em um Joint Business Plan. Assim, devemos levar em conta diversos parâmetros técnicos, operacionais e de relacionamento humano.
Primeiramente, esse parceiro precisa ter um olhar atento para a empresa que o contrata, sendo capaz de compreender a fundo as necessidades específicas de cada negócio e sua interação com os demais parceiros, bem como identificar o fluxo de informação que interliga essa cadeia.
O bom relacionamento com a equipe do contratante é essencial para se obter a necessária colaboração. Por isso, o fornecedor de tecnologia deve ser acessível para ouvir as pessoas envolvidas no projeto e disponibilizar tempo para observar e analisar todos os aspectos relevantes do processo a ser automatizado.
A capacidade de prestar o suporte técnico adequado ao longo da implementação e de futuras atualizações da plataforma, bem como a capacidade de prover o necessário treinamento são também pontos inegociáveis.
Assim, uma solução que realmente atenda aos objetivos do JPB depende dessa junção de expertise com atendimento personalizado.
É por saber disso que a Mtrix trata o negócio de seus clientes como o seu próprio negócio e busca atuar sempre de forma estratégica. Nossa preocupação não é apenas fornecer um serviço de excelência — mas de gerar valor.
Data Quality para criação do Joint Business Plan
Como já foi possível observar, a qualidade dos dados com que as plataformas de BI trabalham precisa ser a melhor possível. Da acurácia e confiabilidade dos dados depende o sucesso de todas as ações subsequentes à sua coleta.
Em especial no caso dos JBP, a qualidade dos dados é ainda mais crítica, pois as ações envolvem processos que envolvem duas ou até três diferentes empresas.
Para poder oferecer a seus parceiros uma base de dados confiáveis e com níveis de consistência superiores a 99%, a Mtrix criou a MIND, exclusiva plataforma de Data Quality que coleta diariamente informações de mais de 1 milhão de pontos de venda em todo o país.
Dessa forma, ao estruturar um JBP com o auxílio das modernas plataformas de BI disponibilizadas pela Mtrix, as empresas conseguem:
- Ter visibilidade de todo o processo, bem como da evolução de cada uma de suas etapas — a atuação da equipe de vendas, por exemplo – em tempo real
- Cruzar dados esparsos para descobrir tendências de mudanças no comportamento de consumo
- Identificar rapidamente problemas operacionais e logísticos dentro da cadeia
- Realizar mudanças no tempo adequado para solucionar problemas pontuais e gargalos do processo
- Gerar relatórios detalhados a partir de parâmetros variados
- Produzir e compartilhar informação relevante e precisa, com redução de custos e de erros
- Entre outras facilidades.
Tecnologia gera aumento de produtividade
Diante desses benefícios, fica claro por que cada vez mais empresas investem em sistemas automatizados de tratamento de dados. O bom uso da tecnologia libera as pessoas do trabalho repetitivo de preenchimento de planilhas. E, assim, elas podem dar à empresa suas melhores contribuições, solucionar problemas complexos e agregar valor ao negócio.
Também fica claro que gastos relativos à modernização e automação no tratamento de dados estão longe de ser uma despesa! Pelo contrário, são um importante investimento na competitividade e produtividade da empresa.
Ademais, no médio prazo, a adoção das ferramentas de BI ajudam a dar maior consistência às decisões tomadas nas diversas instâncias da empresa e a criar uma cultura flexível e colaborativa, indispensável à implementação de qualquer JBP, além de voltada à inovação contínua.
SOBRE A MTRIX
Há mais de 12 anos disponibilizando soluções de inteligência de dados, a Mtrix conecta, captura e processa dados transacionados diariamente entre fabricantes, distribuidores e varejistas de todo o país. São mais de 1.500 distribuidores e atacadistas, mais de 1 milhão de pontos de venda no Brasil e mais de 75 clientes da indústria atendidos, com destaque para os segmentos de alimentos, bebidas, cuidados pessoais e cuidados com o lar.
Para saber mais sobre as soluções desenvolvidas pela Mtrix, contate-nos e descubra como a inteligência de dados pode trazer novas oportunidades para o seu negócio!