42ª Convenção Anual ABAD: Mtrix apresenta o PAD Sales Solução para Distribuidores e Atacadistas
Durante a 42ª Convenção Anual do Canal Indireto da ABAD, que reuniu cerca de 700 dos principais executivos do canal indireto entre 19 e 20 de junho de 2023, boa parte dos temas debatidos giraram em torno da necessidade da adoção de ferramentas digitais capazes de promover ganhos de qualidade e produtividade no setor. Além disso, as discussões se deram em várias frentes e abordaram diversas possibilidades de otimização.
O debate é crucial, afinal a indústria sempre aspira aumentar a participação no mercado. Embora isso possa ser parcialmente alcançado através de canais diretos de venda aos supermercadistas, a vastidão logística do Brasil muitas vezes torna essa solução impraticável.
Apesar de negociar com grandes redes varejistas, a indústria pode achar a cobertura de seus produtos insuficiente.
O papel do atacado distribuidor no canal indireto
De um lado, fabricantes de uma imensa gama de bens de consumo que precisam colocar seus produtos no mercado. De outro, milhares de pequenos e médios pontos de venda em todo o Brasil que atendem milhões de consumidores e são, por sua grande quantidade, estratégicos para a indústria.
Entre eles, um imenso desafio logístico – superado pela expertise e pela capilaridade das empresas atacadistas e distribuidoras, verdadeira ponte entre os dois polos da cadeia de abastecimento.
Trabalhando com cargas fracionadas para abastecer esse mercado extremamente pulverizado, garantindo crédito aos seus clientes e orientando os varejistas parceiros – mercearias, lojas de conveniência, pequenos mercados independentes, pequenas redes regionais – sobre as melhores práticas para fazer crescer o seu negócio, a atuação do atacado distribuidor beneficia toda a cadeia.
Por isso, o grande foco da Convenção Anual do Canal Indireto da ABAD é sempre trazer tendências e soluções voltadas ao atacado distribuidor, já que o setor presta um serviço essencial para a indústria de bens de consumo de alto giro e se destaca como importante agente do ecossistema do canal indireto.
Modernização tecnológica do setor é discutida na ABAD
Em um painel da Convenção da ABAD, especialistas discutiram estratégias para a modernização tecnológica do pequeno varejo, destacando sua importância para a cadeia. O consenso crescente concebe que inserir este varejo na era digital gera impactos positivos reais tanto para o atacado distribuidor quanto para a própria indústria.
Outro painel debateu Tecnologia e Inovação, trazendo tópicos como digitalização, o uso da inteligência artificial, crescimento dos marketplaces, automatização de processos para gestão de estoque, acompanhamento de vendas e análise do comportamento do mercado.
Esses debates desenham uma tendência crescente de evolução e adoção de soluções tecnológicas para levar o desempenho do canal indireto a um novo patamar de eficiência e produtividade.
Alinhada a essa tendência do setor, a Mtrix, patrocinadora do evento, apresentou uma nova solução de inteligência de dados para o setor atacadista e distribuidor.
PAD Sales: Mtrix apresenta solução para Distribuidores e Atacadistas na 42ª Convenção da ABAD
Existem várias ferramentas de venda no mercado, mas a conversão de dados em ações efetivas permanece um desafio. Portanto, a Mtrix dedicou-se a oferecer uma solução diferenciada para este crucial segmento da cadeia de abastecimento.
Em entrevista à revista Distribuição, veículo oficial da ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, Maria Cabral Barbaro e Fernando Figueiredo, respectivamente CEO e Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Mtrix, falaram sobre o lançamento da nova solução.
“A Mtrix está cada vez mais buscando aproximar-se de seus parceiros de negócios e agora está lançando um conjunto de serviços especializados para atender o distribuidor e o atacado”, informou Maria. O intuito é ajudar o setor a atingir os seus objetivos de negócio de forma mais eficiente, trazendo tecnologia, agilidade e confiança.
Fernando reforça que já são 13 anos dedicados ao mercado de distribuição e atacado: “Nós fizemos uma escolha estratégica. Em vez de sermos mais uma empresa de tecnologia que atende múltiplos canais, nós escolhemos realmente o canal de distribuição e atacado, sempre trocando ideias com o setor e compreendendo suas especificidades”.
Ele também destaca que esse longo relacionamento construiu um sentimento de confiança: ao abrir os dados da empresa para implementação de uma ferramenta, o atacadista ou distribuidor sabe que a Mtrix não faz uso indevido desses dados.
“Conquistamos esse espaço justamente por conta do relacionamento construído ao longo do tempo trabalhado com a indústria, que também nos deu essa credibilidade junto ao canal. Hoje, temos praticamente 80% dos distribuidores e atacados integrados em nossa base”, diz Maria.
E o que é o PAD Sales?
A gente sempre se preocupou em ser muito bom no chamado tático-operacional, que é ajudar o distribuidor e a indústria a saber o ponto de venda que não está comprando o mix ideal, a cobertura de oportunidades que tem na área de atuação do distribuidor. Então criamos uma maneira bem direta dele saber como é que está a empresa como um todo”, afirma.
Com a ferramenta, o empresário pode facilmente identificar que uma determinada estratégia de preço está impactando diretamente a positivação e rentabilidade. Assim, é possível implementar um plano de ação, tudo em uma única solução.
Desenvolvida especificamente para distribuidores e atacadistas, a nova plataforma PAD Sales funciona como um verdadeiro raio X do negócio e dessa forma permite, por meio de uma interface extremamente intuitiva, acessar informações cruciais como:
- As oportunidades de sortimento ideal por canal ou região
- A performance das vendas ao longo do tempo, por categoria, marca, SKU
- O impacto de cada pilar de execução (preço, promoção, positivação e sortimento) nos resultados de vendas
- O mapa de pontos de venda para transformar todos estes insights em planos de ação.
A ferramenta PAD Sales impulsiona o crescimento do negócio com decisões ágeis, eficiência comercial, visibilidade das vendas e insights proporcionando assim maior rentabilidade.
Sobre a Mtrix
Há mais de 13 anos, a Mtrix agrega valor nas relações comerciais entre indústria e o atacado distribuidor, oferecendo soluções de inteligência aplicadas aos seus objetivos de negócios.
Além disso, trabalhamos diariamente com uma rede parceira de mais de 1.500 atacadistas e distribuidores e conhecemos de perto os seus principais desafios diários de vendas e execução como:
- Onde eu foco minhas vendas?
- Como direciono minha equipe?
- Como melhorar meu ROI?
A Mtrix usa a exclusiva plataforma de data quality, o MIND®, para monitorar e analisar as compras de mais de 1 milhão de PDVs no Brasil, diferenciando suas ferramentas.
Esse sistema identifica e corrige automaticamente as inconsistências detectadas e aponta aquelas que necessitam de ajustes do parceiro distribuidor atacadista, o que eleva a 99% a confiabilidade das informações.
Você é um distribuidor ou atacadista querendo vender mais e melhor? Converse hoje mesmo com um consultor da Mtrix!