Insights do Rubens #02 – Como está o seu plano de voo para 2024?
Você entraria num avião se soubesse que o piloto não tem um plano de voo? Você confiaria num piloto que se guia apenas pelos seus sentidos para tomada de decisão? Eu não. E vou te explicar por quê.
Viajar de avião faz parte da minha rotina. Certamente é a parte dela que menos me agrada. Eu confesso, tenho medo de avião.
O que me fez suportar minha rotina foi conhecer mais a fundo como funciona um avião, em especial a relação que o piloto tem com ele.
Descobri que em muito se assemelha à relação que gestores deveriam ter com suas operações.
Vou explicar.
Quando pergunto a um gestor de vendas, Trade ou marketing se possui um planejamento e a resposta é vaga, ou mesmo negativa, fico imaginando como seria para um piloto conduzir uma aeronave sem um plano de voo.
A importância do planejamento
“Para que serve um planejamento, num mundo tão dinâmico e cheio de imprevistos como este em que vivemos hoje?” poderia me questionar um gestor.
Minha resposta é clara: um planejamento serve para te levar do ponto A ao ponto B.
Nem sempre é uma linha reta.
Muitas vezes, o tempo muda de forma imprevista, uma nuvem aparece, mas o piloto precisa saber, afinal de contas, aonde ele quer chegar! Se não souber disso, vai sempre em direção ao desconhecido. Portanto, um cenário imprevisível não é desculpa para não ter um planejamento.
Uso de KPIs e ferramentas
Outro ponto que um executivo avesso à gestão pode questionar: “Mas afinal de contas, para que tantos KPIs, se posso usar minha intuição para tomada de decisão?”
Novamente, vou recorrer à analogia da aviação.
É muito bom voar num “céu de brigadeiro”. Esta situação se refere a um céu sem nuvens no horizonte.
É uma situação rara, ainda mais em tempos de mudanças climáticas. Na prática, tanto o céu quanto o mercado vivem dias de grande turbulência, onde não podemos nos guiar apenas pelos nossos sentidos.
Um piloto não pode depender da intuição para conduzir uma aeronave. Em boa parte do trajeto, ele não terá nenhuma visibilidade, e terá que se guiar por instrumentos e indicadores. Basta olhar o painel do piloto para entender o que estou falando.
O mesmo vale para os gestores: é impossível gerenciar uma operação sem um conjunto muito sofisticado de ferramentas, tecnologias e KPIs, os quais devem ser constantemente consultados para garantir que o plano de voo está sendo corretamente cumprido.
Decisão baseada em dados confiáveis
Isso não significa abandonar a intuição. Ela é (e sempre será) uma parte importante do nosso processo de tomada de decisão. Mas gerenciar um negócio apenas com base no feeling é coisa do passado. No mundo dominado pela tecnologia, inteligência de mercado e intuição devem andar de mãos dadas, sempre.
Seja na aviação, seja na gestão: não embarque numa viagem sem estratégia, sem planejamento e sem KPIs.
O resultado é incerto, e o estrago pode ser grande.
Felizmente, empresas como a Mtrix estão aí para fornecer inteligência competitiva para tomada de decisão, e com isso, alavancar os resultados de toda cadeia de distribuição.