Festas Juninas: Estudo Mtrix traz o desempenho da categoria de alimentos
As festas juninas estão entre as celebrações mais tradicionais e aguardadas no Brasil, ocorrendo principalmente no mês de junho. Essas festividades, que homenageiam santos populares como São João, São Pedro e Santo Antônio, são marcadas por danças típicas, fogueiras, quadrilhas e, claro, uma vasta gama de comidas e bebidas típicas que refletem a cultura e a diversidade regional do país. O consumo de bens de época durante as festas juninas é significativo e abrange diversas categorias de produtos, que vão desde alimentos e bebidas até itens de decoração e vestuário.
Para auxiliar e orientar o planejamento das empresas do segmento mercearil no atendimento às demandas do mercado, a Mtrix divulga, mensalmente, os Mtrix Market Insights, estudos que fornecem uma visão abrangente dos movimentos de consumo, suas tendências e oportunidades.
Além desses, a Mtrix também produz estudos sazonais que se constituem em ótimos guias para as empresas de bens de alto giro. O mais recente deles traz justamente a movimentação de vendas nas categoria de Alimentos típicos de festas juninas – doces, balas, guloseimas e salgadinhos.
O levantamento compara dados das vendas de 2024 com os de 2023, com base no movimento de compra dos estabelecimentos varejistas junto ao segmento atacadista e distribuidor e à indústria entre os meses de janeiro e maio, período em que as lojas se abastecem para suprir a demanda do consumidor final pelos itens das festas juninas.
Os dados do estudo também mostra o desempenho dos canais varejistas e reforçam a importância dos distribuidores, tendo em vista o grande volume de vendas realizadas para o pequeno varejo. Assim, as indústrias que trabalham com alimentos e bebidas que integram o cardápio típico da época e que se utilizem do canal atacadista/distribuidor precisam manter um planejamento cuidadoso para que esses distribuidores também disponibilizem os itens para seus clientes varejistas em tempo hábil. Desse modo, toda a cadeia pode aproveitar o melhor período de vendas.
DESEMPENHO DAS VENDAS DE ALIMENTOS DAS FESTAS JUNINAS EM 2024
O estudo mostra a prevalência dos mercados de 1 a 4 checkouts como canal de venda preferencial, sendo responsável por 74,5% das vendas em 2024 e por 75,7% em 2023. Enquanto isso, o varejo tradicional (armazéns, mercearias e empórios) respondeu por 13,8% das vendas em 2024 e 13,3% em 2023. E o atacado de autosserviço ficou com uma fatia de 11,7% em 2024 e 11% em 2023. Note-se que a variação anual foi pequena, mantendo a proporcionalidade da distribuição de vendas entre os canais.
Ainda na análise dos canais, temos também resultados por indicadores. Nos mercados de 1 a 4 checkouts, foi observado crescimento de +3,7% nas vendas em receita, +8,5% no preço médio e +3,9% no ticket médio por PDV. Reduções ocorreram nas vendas em volume (-4,4%) e no número total de PDVs (-0,2%).
O varejo tradicional trouxe como resultado crescimento em todos os indicadores. Vas vendas em receita (+9,7%), vendas em volume (+2%), preço médio (+7,7%), número total de PDVs (+0,9%) e ticket médio por PDV (+8,5%).
Por fim, o atacado de autosserviço também mostrou números positivos, com resultados superiores aos do varejo tradicional na maior parte dos indicadores. Cresceu +11,8% nas vendas em receita, +0,7% nas vendas em volume, +11,7% no preço médio, +3,6% no número total de PDVs e +8% no ticket médio por PDV.
DADOS POR REGIÃO
Em termos de indicadores por recorte geográfico, o resultado total Brasil durante as festas juninas foi crescimento de 5,4% em receita, redução de -2,8% em volume e aumento de 8,9% no preço médio. Além disso, houve elevação de 0,3% no número total de PDVs, bem como de 5,2% no ticket médio por PDV.
Sem qualquer surpresa, a maior parte das vendas é realizada nas regiões Sudeste, a mais populosa do país, e no Nordeste, a segunda maior em população e com forte tradição na realização de grandes festas juninas.
A participação do Sudeste no total de vendas no país foi 37% em 2024, e a região apresentou aumento anual de +5,5% na receita, +14,9% no preço médio e +7,8% no ticket médio por PDV. Houve queda em dois indicadores: -8,1% nas vendas em volume e -2,1% no número total de PDVs.
O Nordeste respondeu por 35,7% das vendas totais em 2024 e trouxe crescimento de +3,5% vendas em receita, +4,3% no preço médio e +6,3% no ticket médio por PDV. Nessa região também houve -0,9% de queda nas vendas em volume e -2,7% no número total de PDVs.
Vale notar que a região Sul, embora responda por 13,1% das vendas totais, apresentou um crescimento anualizado de +16% em receita e +6% em volume, um excelente desempenho. Além disso, a região também teve desempenho positivo nos indicadores preço médio (+9%) e no ticket médio por PDV (+5,1%), além de um importante aumento no número total de PDVs (+10,3%).
O Centro-Oeste, responsável por 7% das vendas Brasil, também teve desempenho positivo em todos os indicadores: +8,7%% nas vendas em receita, +6% nas vendas em volume, +3% no preço médio, +8,1% no número total de PDVs e +0,5% no ticket médio por PDV.
Já a região Norte, que soma 7,2% das vendas em âmbito nacional, foi a região com o pior desempenho. Com exceção do preço médio, que não apresentou qualquer variação, todos os demais indicadores acusaram queda: vendas em receita (-4,8%), vendas em volume (-4,8%), número total de PDVs (-4,5%) e ticket médio por PDV (-0,2%).
CONSISTÊNCIA DE DADOS
Por meio do MIND®, sua exclusiva plataforma de data quality, a Mtrix monitora e analisa diariamente o conteúdo das informações relativas às compras realizadas por mais de 1 milhão de PDVs em todo o Brasil, atendidos por mais de 100 indústrias e 1.900 distribuidores e atacadistas conectados. O sistema identifica e corrige automaticamente as inconsistências detectadas durante a coleta e aponta aquelas que necessitam de ajustes. Com isso, garante-se a máxima precisão e a credibilidade dos dados fornecidos aos clientes.
É oportuno lembrar que os estudos da Mtrix podem apresentar uma granularidade ainda maior, com recortes customizados adequados à realidade de indústrias e distribuidores em diferentes mercados de atuação. Para obter dados detalhados, abrangentes e alta consistência e confiabilidade para embasar as decisões do seu negócio, fale hoje mesmo com um profissional da Mtrix!