O que é ruptura de estoque e porque você deve se preocupar com ela?
Ruptura de estoque é a falta de um produto no momento da compra, seja ela online ou offline. Ou seja, quando o cliente procura por algum item, mas ele não está disponível para a venda, está concretizada a ruptura.
Quais são as consequências causadas pela ruptura de estoque?
A ruptura é a principal inimiga das vendas e está entre uma das maiores causas de insatisfação dos clientes, podendo causar:
– Inibição das vendas
– Decepção dos shoppers
– Substituição do produto por outro da mesma marca
– Substituição do produto por outro da concorrência
– Desistência da compra
– Transferência da compra para outro momento
– Busca em outra loja
– Avaliações negativas para a marca
– Avaliações negativas para a loja
Tipos de ruptura:
- Abastecimento: Loja sem o produto. Falha na gestão de compra e/ou venda.
- Sortimento: Cliente busca por um produto que a loja não trabalha. Falha de comunicação da loja.
- Exposição: Tem estoque do produto, mas ele não está exposto na gôndola. Falha no ciclo de reposição.
- Fantasma: Produto exposto, mas o cliente não consegue encontrá-lo. Falha na exposição do item.
Como evitar que a ruptura de estoque aconteça?
Para evitar que esse tipo de problema aconteça em sua empresa, é fundamental contar com um planejamento alinhado e transparente que contemple tanto a gestão de vendas quanto a de estoque, entre indústria, centros de distribuição e varejistas.
Para que isso aconteça, tenha um parceiro estratégico focado na gestão do seu negócio.
Veja alguns benefícios:
– Use a tecnologia a seu favor
Tenha soluções para fazer a gestão de forma inteligente de toda a cadeia de distribuição e controle a ruptura com dados concretos, com qualidade e em tempo real.
– Automatize processos manuais
O uso de uma tecnologia especializada funciona como o braço direito da indústria.
- Direciona a equipe de trade marketing nas ações e decisões
- Aumenta a produtividade dos colaboradores
- Diminui consideravelmente os índices de erros na transmissão de dados
- Intensifica o combate à ruptura e estoque virtual
– Adote a estratégia de olhar para o sellout
A indústria precisa conhecer a operação dos seus centros de distribuição para com o varejo e então trabalhar ações em conjunto que irão auxiliar no aumento do giro dos produtos.
– Conheça a equipe de vendas do seu distribuidor
A equipe de força de vendas do seu distribuidor desempenha um papel fundamental na efetivação das estratégias de vendas com os varejistas, além de evitar que a ruptura aconteça, garantindo que o planejamento da indústria esteja de acordo na ponta.
– Execução no PDV
É no PDV que a maioria das decisões de compra são tomadas e, por isso, garantir a execução perfeita é sinônimo de melhor rentabilidade e atendimento de excelência ao shopper.
– Experiência do consumidor
Faça um planejamento estratégico com foco no consumidor final do produto, elaborando ações relevantes para as pessoas que consomem a sua marca. Aumente a interação com o cliente, esteja a par sobre as necessidades e expectativas do shopper. Em outras palavras, conheça a fundo o seu público-alvo.
Leia mais no artigo “Por que a Mtrix tem as melhores soluções em inteligência de mercado para a sua empresa?”
Evite a ruptura, mas também fique de olho na superestocagem
Este é um tema que iremos abordar em um de nossos próximos artigos. Não deixe de acompanhar o Blog da Mtrix.
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