O que fazer quando o sell-in não acontece?
O termo “sell-in” refere-se às vendas realizadas pelos fabricantes aos distribuidores e atacadistas. Ou seja, é a transação em que os intermediários compram produtos para depois os repassarem aos pontos de venda. Em outras palavras, é o B2B.
Leia mais no artigo “A importância do sell-in e suas principais estratégias”.
Mas, o que fazer quando o sell-in não acontece? No artigo de hoje vamos abordar sobre algumas estratégias e vantagens deste modelo de negócio. Continue a leitura!
Tenha a tecnologia como aliada
Um dos obstáculos para as indústrias é fazer a gestão do seu canal de distribuição. Análises estratégicas regulares, indicadores gerenciais e informações diárias e consistentes são o segredo para se manter no caminho do sucesso.
Para isso, é importante ter uma empresa parceira, como a Mtrix, que traga mais eficiência a todo esse processo, proporcionando:
– Mais visibilidade das informações transacionadas (offline e online)
– Soluções inteligentes
– Processos automatizados
– Estratégias alinhadas
E-commerce B2B como estratégia
As indústrias precisam se adaptar ao “novo normal”. Por conta dos efeitos da pandemia, as vendas online cresceram 70% no ano de 2020.
Com o e-commerce B2B, as vendas são feitas de maneira mais facilitada, além disso, é possível atingir um público maior, sem ter que depender tanto da figura do representante comercial, que por muitas vezes precisa se deslocar para fazer os pedidos.
O ambiente de vendas — seja físico ou online — no qual as negociações são feitas, precisa ser bem diversificado para atender às necessidades de vários perfis de compradores, os quais podem ser franquias, lojas virtuais, lojas físicas, etc.
Uma das estratégias para o momento – e que certamente veio para ficar – é a indústria realizar as vendas utilizando um e-commerce para que consiga obter resultados ainda mais satisfatórios em seu negócio.
Expandir o seu negócio para a vertente online pode proporcionar diversas vantagens:
- Adesão a novos nichos de mercado
- Mais praticidade aos clientes
- Aumento da autoridade de marca
- Aumento das vendas
No mundo do comércio virtual, devido à falta de interação física, a experiência do cliente com a plataforma de e-commerce é um fator central para atingir melhores resultados. Por isso, é importante optar por uma plataforma flexível, robusta, que possibilite diversas integrações e seja escalável, logo, uma plataforma de alta performance é a melhor solução para a complexidade dos negócios B2B.
A plataforma funciona como um intermediador entre seu empreendimento e o consumidor. Sendo assim, investir em uma loja virtual comum, que não possibilite escalabilidade e que não seja voltada para a experiência do usuário, pode não valer a pena. Busque sempre por soluções que sejam adequadas às necessidades da sua empresa, com um suporte técnico próximo e humanizado.
O modelo de negócio B2B apresenta formas distintas de uma plataforma de comércio virtual voltado para o público convencional, tais como:
- A maneira como são feitas as transações
- As razões que levam o usuário até o carrinho de compras
- Os métodos de pagamento
Por isso, é necessária uma plataforma que esteja pronta para atender às demandas características desse modelo de negócio.
O mesmo acontece para quem deseja adotar as estratégias B2B e B2C simultaneamente, uma vez que será exigido um sistema complexo capaz de transitar entre esses dois tipos de vendas.
Relacionamento mais próximo com o consumidor final
Tem sido cada vez mais frequente o relacionamento das marcas diretamente com os consumidores finais – através do e-commerce – com linguagens, marketing e canais de comunicação distintos. Além disso, o feedback é mais claro, dando mais chances de a empresa se alinhar às expectativas.
Avaliação das estratégias de sell-in
No sell-in, a indústria não está perto do consumidor final. Assim, não tem total controle de como é a receptividade dos seus produtos. Dessa forma, mesmo que ela consiga fazer uma venda grande ao intermediador, isso não significa, exatamente, um sinal de sucesso.
O motivo é que, se o varejista não conseguir vender, ele deixa de adquirir as mercadorias, o que faz a indústria ter riscos inesperados de perder um cliente importante.
Mercadorias sem giro significam sell-in improdutivo. Uma das principais razões para isso pode ser a falta de conexão com o comprador. Os produtos podem não atender às necessidades dos consumidores daquele canal de vendas.
Por isso, é importante colocar em prática formas de aumentar o giro da mercadoria, para criar uma conexão maior com o cliente final e atender a todas as suas necessidades e exigências, através de algumas ações com:
- estoque
- preço
- comentários e avaliações
- informações da mercadoria (título, imagem e descrição)
- sortimento
- posição nas buscas em cada e-commerce
Esses elementos fazem toda a diferença na hora da compra, pois ajudam na tomada de decisão do comprador.
As soluções inteligentes da Mtrix ajudam você a ter uma melhor eficiência na gestão de suas vendas.
Tem dúvidas sobre como podemos lhe ajudar? Deixe uma mensagem no campo dos comentários ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em contribuir com o crescimento do seu negócio.
Autor: Fernando Figueiredo