A Inteligência de Mercado Aplicada no Varejo
As empresas que desejam acompanhar mais estrategicamente o novo ritmo de consumo causado pela pandemia, precisam investir em inteligência de mercado.
Essa técnica proporciona informações valiosas de públicos-alvo e concorrentes, endossando estratégias de marketing e vendas.
Continue a leitura e confira mais sobre o assunto!
Quais são as vantagens da inteligência de mercado?
Quando uma empresa precisa de informações estratégicas para definir suas ações de marketing e vendas, ela busca por inteligência de mercado, a fim de obter um grande volume de dados sobre praça, concorrência e público-alvo, facilitando a prospecção e projetos de expansão.
Permite, ainda, detectar e antecipar tendências, o que torna a empresa mais ágil e competitiva. Ou seja, mais inteligente.
Veja mais no nosso artigo Os Benefícios da Inteligência de Mercado para o seu Negócio.
Qual a importância para o varejo?
O varejo reflete o comportamento dos consumidores, em que os hábitos mudaram devido a pandemia. Apesar de tudo, o setor de alimentos continuou crescendo, mas precisou se adaptar às novas necessidades, como por exemplo o atendimento por delivery, sendo este, em muitas ocasiões, o único meio de comercialização.
Isso quer dizer que, embora mutável, o varejo é um segmento muito competitivo, o que mais uma vez ressalta a importância de estudar o mercado.
Benefícios da inteligência de mercado para o varejo
GESTÃO DE ESTOQUE
A Inteligência de Mercado identifica quais são os produtos mais consumidos pelos clientes e em que frequência costumam ser adquiridos. Essa informação otimiza a gestão de estoque.
EFICÁCIA NO PLANEJAMENTO
A Inteligência de Mercado aponta comportamentos de consumo, facilitando o planejamento comercial e de marketing. Os dados coletados, como informações cadastrais, comportamentais e financeiras, são úteis não apenas para a conquista de novos clientes, mas também em negociações e planejamentos.
OTIMIZAÇÃO DA PERFORMANCE
Todo varejista precisa ter controle sobre o seu negócio. Por isso, a coleta de dados é tão importante. Com a inteligência de mercado, é possível obter uma visão clara sobre o seu segmento e seu próprio negócio. Os dados analisados ditam quais produtos devem ser mantidos e quais ações devem ser intensificadas.
DECISÕES MAIS ESTRATÉGICAS
A Inteligência de Mercado para o varejo vai além do planejamento. Ela melhora toda a administração do seu negócio, potencializando resultados. Você saberá quando e onde abrir novas unidades, por exemplo, assim como quais segmentos são mais lucrativos. Com inteligência, sua equipe vai elaborar campanhas de marketing que, de fato, convertam em vendas.
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