Como identificar o comportamento do seu mix de produtos
Certas estratégias aumentam o número de vendas, nesse caso, desde o atendimento dos vendedores até o produto comercializado pode melhorar a experiência do cliente. Mas, aprender como identificar o comportamento do seu mix de produtos e a escolher o mix ideal para o seu público-alvo pode ser uma estratégia complexa.
Pensando nisso, quanto mais variada for a seleção de produtos e quanto mais se adequar às necessidades do seu cliente, maior a chance da comercialização e sucesso de vendas.
Por que o mix de produtos é importante
O mix de produtos, quando bem planejado, traz resultados positivos para as empresas, pois, além de conquistar novos clientes, fideliza o público que já consumia os produtos de sua marca.
Além disso, como o mix de produtos é o leque de opções de mercadorias, você amplia as ofertas da marca e torna seu negócio mais competitivo. Mas, para que a seleção de produtos seja eficiente, é necessário conhecer seu público-alvo, a fim de proporcionar itens adequados, que serão vendidos objetivando aumento de lucro.
Quando bem estruturado, o mix de produtos contribui em outros sentidos que vão além da fidelização da marca e conquista de novos clientes. Por exemplo:
- Expansão de mercado: Com campanhas feitas para alavancar as vendas do mix ideal e satisfazer as necessidades dos clientes, é provável que atinja as expectativas do consumidor e tenha sucesso no negócio. Além disso, ainda é possível aumentar o leque de clientes ao adicionar uma nova persona ao seu público-alvo. Nesse caso, com estratégias de marketing bem definidas, você conquista uma maior parcela do mercado, atendendo a diferentes públicos.
- Maior competitividade: Através do leque de produtos que atende diferentes personas, você também garante maior competitividade. Nesse caso, oferecer produtos e um atendimento diferencial também ajuda a aumentar a clientela do seu negócio. Pense, por exemplo, em empresas que estão se reinventando para continuar tendo sucesso em seu negócio. Esse é o caso de barbearias, cabeleireiros, que além de corte, oferecem bebidas e simulam um bar nesse espaço.
- Otimização na imagem da empresa: Ao oferecer um produto diferenciado, seja pelo atendimento, pelos itens selecionados ou outro, você otimiza a imagem da sua empresa. E quando o possível cliente pensar em ir comprar na concorrência, lembrará da qualidade do serviço oferecido pelo seu negócio. E, consequentemente, fidelizará suas compras onde ele se sente mais confortável e bem atendido.
- Maior eficiência: A gestão de estoque do mix de produtos, quando estratégica, melhora o planejamento, transporte, expedição e entrega.
O comportamento do mix de produtos em relação aos clientes
O sucesso de um produto é determinado por diversos fatores que ajudam ou não aquele produto nas vendas. Nesse caso, além de investir em marketing, é necessário pensar em seu público-alvo e possuir uma estratégia bem definida. Assim, é possível adequar o comportamento do mix de produtos de acordo com as necessidades dos clientes.
Os produtos oferecidos ao consumidor acabam sendo uma estratégia relevante no comportamento de compra do mix ideal. As decisões de compra devem incluir aspectos como função, aparência, estética, serviço-pós venda, garantia do produto, nível de necessidade etc.
As promoções também são importantes quando falamos em fidelização e comportamento de mix de produtos em relação aos clientes. Através dela, você diferencia o preço dos seus produtos, a fim de atrair o cliente para a compra.
Ao identificar que seus produtos são vendidos devido às escolhas estratégicas, a quantidade do estoque, aos itens que seus clientes compram habitualmente, você pode aumentar seu portfólio de produtos. Nesse caso, com tal experimentação, fica fácil descobrir o gosto do seu público-alvo e aumentar o leque de itens.
Acompanhe os comportamentos do seu mix de produtos
Tenha maior controle de suas vendas, melhore as estratégicas nas campanhas de marketing, conte com maior precisão no plano de ação da equipe de vendas, compare o comportamento de compra e aumente o seu mix de produtos.
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