Podemos confiar em pesquisas amostrais?
Um dos assuntos mais falados dos últimos dias tem sido a péssima performance das pesquisas pré-eleitorais. Em seu conjunto, elas não apontaram, nem de longe, o real desempenho do candidato governista. Isso acendeu um sinal de alerta que levou muitos a colocar em dúvida a validade desses estudos, sobretudo das pesquisas amostrais.
O fiasco nas previsões sobre o primeiro turno das eleições de 2022 evidencia o quanto levantamentos amostrais estão sujeitos a falhas. E o desempenho certamente vai obrigar os institutos de pesquisas a realizar uma séria revisão em seus procedimentos.
Afinal, os métodos estatísticos clássicos que definem tendências e o tamanho da margem de erro não foram suficientes para captar a realidade do eleitorado brasileiro.
A pesquisa em si é uma atividade complexa. Sabemos disso. Nesse caso, para além do aspecto estritamente metodológico, muitas questões comportamentais podem estar envolvidas. Incluindo a intenção deliberada do respondente em omitir a intenção de voto. Mas é inegável que o método apresentou erros graves.
Pesquisa censitária x Pesquisa por amostragem
Nas pesquisas amostrais (também chamadas de pesquisas por amostragem) são utilizadas amostras representativas do todo a ser analisado. Esse tipo de levantamento pode ser eficiente ao retratar realidades relativamente estáveis e constantes. Embora, por sua natureza, seja necessariamente menos preciso do que uma pesquisa censitária, que leva em conta todo o universo ou população pesquisada.
Mas os problemas das pesquisas amostrais se avolumam quando é necessário retratar uma realidade muito heterogênea ou fluida. Essa realidade se altera rapidamente, numa velocidade difícil de ser acompanhada pelas ferramentas tradicionais. Um caso típico, por exemplo, é o das decisões tomadas pelo shopper no ponto de venda.
Com tanta competição de marcas, promoções e mudanças de hábitos, ganham aqueles que possuem uma visão precisa, ágil e singular do seu comprador. Seja ele um indivíduo consumidor, um ponto de venda ou um distribuidor atacadista.
Além disso, outra questão relevante é a qualidade dos dados, essencial para garantir que as informações sejam confiáveis. Informações entregues com agilidade e em grande quantidade devem contar com um sólido data quality para evitar inconsistências e permitir sua utilização efetiva em benefício das estratégias das empresas.
Dessa forma, temos três questões a considerar: a amplitude do universo pesquisado, a agilidade no fornecimento das informações e a qualidade dos dados coletados.
Abrangência, agilidade e acurácia das pesquisas
Para suprir essas demandas, podemos contar com os avanços da tecnologia, que hoje é capaz de viabilizar ferramentas de coleta de dados. Essas ferramentas conseguem alcançar pontualmente todos os integrantes do universo estudado quanto prover informações praticamente em tempo real, trazendo um retrato acurado do que está ocorrendo no momento.
Igualmente indispensável é contar também com a expertise de prestadores de serviços especializados, capazes de garantir a consistência e a qualidade dos dados fornecidos.
Para indústrias, distribuidores atacadistas e varejistas, isso possibilita às áreas de venda, marketing e trade agir rapidamente para aproveitar janelas de oportunidade e otimizar a oferta de seus produtos, fazendo ajustes em sintonia fina. Dessa forma, evitamos perder diversas vendas e conseguimos fidelizar clientes estratégicos.
Em se tratando do universo de bens de consumo de alto giro, dinâmico por natureza, dados defasados ou imprecisos prejudicam todo o processo de tomada de decisão. A acurácia e a agilidade na coleta e tratamento dos dados para ações tempestivas e adequadas são fundamentais para o sucesso conjunto da indústria, do atacado distribuidor e do varejo.
Especificidades do mercado mercearil
No mercado mercearil, em particular, é especialmente importante conseguir monitorar estoques em tempo real para lidar com questões de validade de produtos, identificar casos de superestocagem e prever rupturas.
Afinal, é preciso ter um olho na concorrência para avaliar se a precificação está adequada. É fundamental obter informações para saber se é o momento de se fazer alguma promoção ou se a promoção ativa está dando resultado.
Também é importante acompanhar a movimentação dos produtos em toda a cadeia, da indústria ao checkout. Pois assim será possível corrigir falhas, agilizar entregas, contatar vendedores e promotores quando necessário.
E essas ações são ainda mais efetivas se pudermos olhar o quadro completo, observar detalhes do comportamento de cada ponto de venda atendido, verificar a situação de cada produto das linhas comercializadas. E isso não é viável trabalhando-se com amostras.
Por isso, a Mtrix recolhe dados censitários diários de compras de mais de 1 milhão de pontos de venda em todo o país, para fornecer aos seus parceiros o retrato mais preciso e atualizado do seu mercado e do seu negócio.
Resolvendo problemas das pesquisas amostrais
A solução Mtrix Censor consiste na publicação diária de informações de sell-out, com visibilidade que vai do cenário geral em âmbito Brasil aos pontos de venda individualmente.
Com ela é possível saber qual produto está sendo vendido, em quais PDVs, por quanto e por quem, comparando resultados em diferentes locais e permitindo otimizar o mix de produtos em PDVs selecionados.
Também é possível monitorar o comportamento dos preços dos produtos, a frequência de compra, o resultado da empresa frente ao período anterior, bem como monitorar a performance das equipes de venda e analisar a positivação das categorias através do vendedor do distribuidor.
Com esse leque de possibilidades, todas personalizáveis, o cliente Mtrix consegue aumentar a presença em seu mercado de atuação. E se beneficia em agilidade e visibilidade do comportamento de consumo dos seus clientes, permitindo precisão no atendimento.
Dessa forma, se capacita a superar os desafios do dinâmico e competitivo mercado de bens de alto consumo, ganhando eficiência e competitividade.
Soluções inteligentes Mtrix
Com experiência de mais de 12 anos no mercado, a Mtrix integra, captura, processa e disponibiliza através de soluções de inteligência todos os dados que são transacionados diariamente entre fabricantes, distribuidores e varejistas.
Atualmente a empresa conta com mais de 1.500 distribuidores e atacadistas, com visibilidade de mais de um milhão de pontos de venda no Brasil e mais de 70 clientes da indústria. Atendemos diversos segmentos: alimentos (56%); bebidas (13%); cuidados pessoais (17%); cuidados com o lar (10%); outros (4%).
Os benefícios des pesquisas censitárias em comparação às pesquisa amostral são inegáveis. E estão ao alcance de empresas de variados portes e segmentos por meio da melhor tecnologia disponível no mercado.
Informe-se sobre todas as vantagens e a flexibilidade das soluções Mtrix para sua empresa, seja ela indústria, atacadista ou distribuidor. Converse conosco e descubra um mundo de oportunidades para o seu negócio.