O ano que se foi, o ano que chegou
O mundo, como sabemos, não atravessa seus melhores momentos. Depois do desarranjo global produzido pela pandemia da Covid-19, esperava-se que 2022 fosse um ano mais tranquilo. Um ano propício a um movimento de retomada e fortalecimento econômico, mas…
O ano mal começou e já tivemos uma guerra entre Rússia e Ucrânia. Esse conflito causou elevação dos preços de energia na Europa e escassez (além de consequente encarecimento) de alimentos básicos. Isso porque os países em conflito, juntos, respondem por 30% do trigo consumido no mundo, além de 20% do milho e 80% do óleo de girassol.
Com isso, a maioria dos países viu a inflação disparar e as taxas de juros subir, contribuindo para esfriar ainda mais a economia mundial, que já estava em desaceleração.
Vale destacar, ainda, que a Rússia também é um dos grandes exportadores mundiais de fertilizante NPK, muito utilizado pelo Brasil, que importa mais de 80% do insumo. E cerca de 25% das importações brasileiras do fertilizante têm origem russa.
Por fim, nas últimas semanas de 2022, a China, que havia retomado sua política de Covid Zero, cedeu aos protestos que se multiplicavam pelo país e liberou a movimentação da população dentro e para fora das fronteiras. Essa ação causou o rápido crescimento no número de pessoas infectadas.
Se, por um lado, a liberação das restrições deve favorecer a economia, por outro ela trouxe de volta o temor de que uma nova onda da doença se espalhe pelo mundo, aumentando o risco do surgimento de novas variantes dos vírus.
Incerteza econômicas no mundo
Dessa forma, entre incertezas econômicas e sanitárias, muitos analistas têm avaliado que crescem as perspectivas de uma recessão mundial em 2023.
No Brasil, analistas do mercado financeiro estimam, segundo o boletim Focus de 2 de janeiro, inflação de 5,31% para 2023 e taxa Selic em 12,25%. As expectativas para o PIB são de crescimento baixo, possivelmente com retração no primeiro trimestre. Isso é um reflexo do baixo nível de investimentos e da renda reduzida das famílias, dando pouca margem para gastos.
Por outro lado, a chamada PEC da Transição liberou recursos para gastos do governo com o aumento do salário mínimo acima da inflação. E também liberou a manutenção do Bolsa Família em R$ 600, com adicional de R$ 150 por criança de até seis anos. É sabido que esse dinheiro transferido para as famílias de baixa renda vai prioritariamente para o consumo, com destaque para alimentação. Dessa forma, a medida tem impacto total de R$ 168 bilhões na economia em 2023, o que pode ajudar a melhorar o quadro.
O mercado de bens de consumo em 2022
O mais recente relatório mensal da Mtrix sobre o mercado brasileiro de bens de consumo compara a performance do mercado de Food e Home Care & Personal Care entre janeiro e novembro de 2022 com o mesmo período de 2021.
O relatório é baseado no comportamento de compras de lojas em todo o Brasil, avaliando o comportamento do mercado em: vendas, preço médio, total de compradores e ticket médio, para os canais varejo alimentar, food service e farmácias & perfumarias.
Segundo o estudo, no período analisado o mercado de alimentos cresceu 25,6% em vendas no canal varejo alimentar, com destaque para a região Norte. Já o preço médio do mercado de Home Care & Personal Care atingiu 19,8% no canal farmácias & perfumarias.
Em relação a alimentos, foi registrado um aumento no número de lojas no varejo alimentar (4,3%), entre outros indicadores que também apontaram expansão: vendas em reais (25,6%), vendas em volume (8,2%), número total de PDVs (2,2%) e ticket médio por PDV (22,8%).
No segmento de food service o aumento no número de lojas foi de 5,9%, enquanto os demais indicadores de crescimento foram: vendas em reais (12,8%), vendas em volume (10,9%), número total de PDVs (3,7%) e ticket médio por PDV (8,8%).
Quanto ao mercado de HC&PC, foi avaliado o crescimento também em lojas do varejo alimentar, além de farmácias e perfumarias.
Nesse segmento, o aumento no número de lojas do varejo alimentar foi de 2,5% no período analisado. Nas farmácias & perfumarias, a alta foi de 7,3%.
Demais indicadores
Em relação aos demais indicadores, a evolução do HC&PC no varejo alimentar apresentou os seguintes números: vendas em reais (26,2%), vendas em volume (6,8%), número total de PDVs (1,6%) e ticket médio por PDV (24,1%).
Farmácias & perfumarias também apresentaram números positivos: vendas em reais (23,7%), vendas em volume (3,3%), número total de PDVs (2,3%) e ticket médio por PDV (20,7%).
Cada um desses estudos também faz a análise desses mercados por região do país e traz o desempenho por cidades conforme a quantidade de habitantes, traçando um panorama setorial bastante completo.
O que esperar de 2023
O início do mandato de um novo presidente é sempre marcado por expectativas, com as inevitáveis mudanças a serem realizadas em vários aspectos das políticas públicas e na condução da política econômica. Portanto, é de se esperar que os indicadores da economia reflitam as incertezas desse momento de ajuste. Pelo menos nos primeiros meses do ano.
Assim, diante do quadro atual, os desafios da condução da economia continuarão entre as principais preocupações dos setores financeiros e produtivos. Por isso, o acesso a informações atualizadas e confiáveis torna-se um importante diferencial competitivo.
Em um cenário internacional e nacional tão volátil, dados censitários como os realizadas pela Mtrix são uma ferramenta indispensável para produzir insights precisos. Além disso, esses dados servirem como base para endereçar decisões efetivas em relação a cada segmento de atuação.
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Para a indústria, por exemplo, é possível fornecer informações diárias de sell-out, com visão total dos pontos de venda distribuídos pelo Brasil. Além de outras soluções que permitem otimizar vendas, gerir campanhas de incentivo e produzir relatórios analíticos de comportamento do varejo.
Para o atacado distribuidor, as soluções de inteligência da Mtrix buscam simplificar os processos do dia a dia do negócio, tornando a gestão mais eficiente. Com elas é possível acompanhar de perto a performance da equipe de vendas e o desempenho de cada PDV. Isso possibilita identificar oportunidades e direcionar ações visando a uma melhor distribuição e presença/rentabilidade do mix de produtos.
Soluções customizáveis e adaptáveis
Vale lembrar que as soluções Mtrix são totalmente customizáveis e adaptáveis à realidade de cada segmento e de cada empresa. Nossas soluções permitem a tomada de decisões estratégicas e de grande impacto, baseadas em dados. Tudo com suporte e consultoria dos mais experientes profissionais.
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