Como identificar oportunidades de vendas?
Devido a pandemia os modelos de negócios mudaram e a necessidade de adaptação se tornou emergencial. Esta instabilidade criou ainda mais a necessidade de buscar oportunidades de vendas. Neste artigo separamos algumas dicas de como rastrear boas chances para a sua marca. Confira a leitura!
Como identificar oportunidades de vendas?
Defina uma estrutura que ajude a buscar oportunidades. É necessário entender o direcionamento dos negócios da empresa e ter conhecimento dos recursos, forças e capacidades que ela tem atualmente.
Analise o mercado, tenha acesso às necessidades dos consumidores e saiba como eles são atendidos pelas empresas hoje em dia.
O modelo de negócio como um todo deve ser avaliado a partir da identificação de consumidores e também de outros fatores, como a proposição de valor da marca, concorrentes diretos e indiretos, cadeias de suprimentos, regulamentação e meio ambiente.
Uma vez que as oportunidades são identificadas, as empresas devem agir rapidamente para criar um plano estratégico de ação.
1 – Entenda o comportamento dos consumidores
Para entender a sua demanda, você deve identificar os segmentos de consumidores que compartilham características comuns. Estas características podem ser mensuráveis, como idade, sexo, local de nascimento, nível educacional, profissão, nível de renda, além de características qualitativas, como estilo de vida, atitudes, valores e motivações de compra.
As variáveis mensuráveis podem ajudar a estimar o número de potenciais consumidores que um negócio pode ter. As variáveis empíricas podem ajudar a identificar as motivações que levaram a uma decisão de compra, como o preço, prestígio, conveniência, durabilidade e design.
2 – Fatores que influenciam a decisão de compra do shopper
Existem alguns fatores que influenciam as decisões de compra do shooper, tais como:
- Relações Sociais
Tenha conhecimento dos locais que a pessoa frequenta, qual a sua classe social, sua profissão, relacionamentos de amizade, quais redes sociais acessa e estilo de vida.
- Influência
Este universo hoje em dia é dominado pelos influenciadores, sejam eles celebridades da TV, digital influencers, profissionais especialistas ou jornalistas. O marketing de influência é uma arma poderosa para qualquer estratégia de divulgação ou vendas de produtos e serviços.
Além disso, a opinião da família, amigos e conhecidos acaba desempenhando um papel ainda maior na decisão e processo de compra de algum produto.
- Fator Emocional
Muitas vezes o ato de comprar está ligado a fatores emocionais, que impactam os hábitos de consumo.
- Troca de experiência
Nos dias de hoje é muito comum o consumidor analisar os comentários e avaliações em redes sociais, sites e aplicativos de determinada marca ou serviço, antes de realizar a compra.
A experiência com outras marcas, produtos ou serviços também possui grande influência sobre as decisões de compra futuras do consumidor.
3 – Análise do ambiente
As oportunidades de mercado podem ser identificadas através da análise das mudanças no meio ambiente, com os desenvolvimentos científicos e tecnológicos gerando novas chances de negócios.
Outras transformações no ambiente, como clima, movimentos geopolíticos e mudanças no sistema financeiro também podem influenciar as oportunidades de mercado.
É essencial considerar o uso de pesquisa de mercado para obter insigths sobre o ambiente de negócios.
4 – Análise dos concorrentes diretos e indiretos
É importante avaliar e conhecer as empresas que já atuam no mercado onde sua empresa concorre ou irá concorrer.
Este tipo de análise ajuda a estabelecer vantagens competitivas em relação aos competidores diretos e indiretos e fornecer insights adicionais de oportunidades para crescimento.
5 – Análise de itens complementares
As empresas devem monitorar o desempenho de produtos de outras empresas que complementam os seus produtos. Por exemplo, uma empresa de itens descartáveis, deve buscar estar próxima na gôndola de itens para churrasco.
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Tem dúvidas sobre como podemos lhe ajudar? Deixe uma mensagem no campo dos comentários ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em contribuir com o crescimento do seu negócio.