Como utilizar a inteligência de mercado aliada a inteligência competitiva?
Transformar dados e informações em conhecimento, para a tomada de decisões mais eficazes e para a construção de estratégias inteligentes, define a inteligência de mercado, que foca na demanda de sua empresa, ou seja, em seus clientes, buscando informações sobre o contexto em que a organização está inserida e o perfil de seus consumidores.
A inteligência competitiva compete em ter o foco na concorrência. O olhar da empresa, ao aplicar técnicas de análise de dados, está voltado para as ações das empresas que pertencem ao mesmo nicho de mercado.
Dessa forma, ela é considerada como sendo mais estratégica por pensar no que acontece com os principais competidores do seu segmento. Os planejamentos e construções são a longo prazo, já que o seu objetivo é, basicamente, investigar o sistema no qual a empresa está inserida para, entre outros aspectos:
- Descobrir oportunidades de mercado;
- Reduzir riscos;
- Auxiliar na construção do ambiente organizacional.
Empresa mais competitiva
Ao transformar dados em conhecimento, uma empresa consegue ter uma maior noção do ambiente que a cerca e, assim, tornar-se mais competitiva no mercado. Para isso, será preciso um auxílio de ferramentas que trabalham com análise de dados para realizar um mapeamento tanto da concorrência quanto dos clientes que interagem com a marca. E, a partir dos resultados levantados, é possível traçar estratégias de negócios que sejam ainda mais eficazes, potencializando vendas e aumentando a lucratividade.
Precisão nas análises de mercado
Ao apostar na inteligência de dados, a busca por insights é facilitada. Porém, para que as oportunidades identificadas no próprio mercado possam ser avaliadas e utilizadas no seu negócio, é preciso realizar uma boa interpretação e fazer o detalhamento dessas informações. Dessa forma, os conhecimentos adquiridos podem ser inseridos nas estratégias e colocados em prática com segurança e de forma precisa pela empresa.
Aumento da produtividade
A atenção nos detalhes, como a competitividade do mercado e a precisão das análises, permite que a sua empresa construa soluções eficazes e completas. Ou seja, o trabalho realizado com ferramentas de análise de dados é otimizado e de imediato é perceptível o aumento da produtividade das equipes, que podem se preocupar objetivamente com as oportunidades de mercado surgidas após a aplicação da inteligência nas estratégias.
Conclusão
Em conjunto com a inteligência competitiva, a inteligência de mercado contribui para o desenvolvimento de ações inovadoras. A análise de dados da concorrência e dos desejos e necessidades dos consumidores possibilita a uma marca inovar em seus produtos e serviços, impactando positivamente o seu público-alvo.
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