Conheça o desempenho anual do mercado de HCPC em estudo realizado pela Mtrix
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O painel de fechamento do ano Market Insights, elaborado pela Mtrix, traz dados do mercado de HCPC em 2024 (Home Care & Personal Care) referentes às vendas para os diversos canais do varejo alimentar no ano, em comparação com 2023, com recortes por regiões e por faixa populacional.
O levantamento avaliou vendas para os diversos canais do varejo alimentar em termos de receita, volume, preço médio, total de PDVs e ticket médio por PDV. O destaque é a região Nordeste, com os melhores resultados do painel em termos de crescimento das vendas em receita (8,2%), vendas em volume (7,3%) e preço médio por PDV (7,8%). O estudo abrange todas as regiões do Brasil e mostra a força desse mercado, oferecendo importantes parâmetros para o planejamento das empresas do segmento de higiene e cuidados pessoais.
O estudo engloba lojas do Varejo Alimentar nos canais: atacado de autosserviço, comércio varejista (bazar, pet shop, ferragens etc.), lojas de conveniência, mercados de 1 a 4 checkouts, mercados de 5 a 9 checkouts, mercados acima de 10 checkouts e varejo tradicional não alimentar (armazém/mercearia/empório).
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CENÁRIO DO MERCADO DE HCPC EM 2024
Analisando-se os dados macroeconômicos, tem-se um cenário bastante positivo para o mercado de HCPC em 2024. Além do elevado nível de emprego e manutenção da renda, a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE aponta que a alta das vendas do varejo restrito em 2024 pode ser a maior em mais de dez anos, enquanto a Fecomercio/SP estima que 2024 teve um crescimento entre 7% e 8% sobre 2023, com destaque para os segmentos de farmácia, supermercados e hipermercados.
Já o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou a projeção de crescimento do produto interno bruto (PIB) brasileiro de 3,3% para 3,5% em 2024.
No campo das projeções, levantamento do Ibevar – FIA Business School sugere que os consumidores devem comprar mais no primeiro trimestre de 2025 do que no mesmo período de 2024, mas mantendo o ritmo do quarto trimestre do ano passado. E o próprio IPEA manteve, para 2025, a estimativa de crescimento do PIB em 2,4%.
Contudo, vale lembrar que o poder de compra vem lentamente diminuindo em um cenário de taxa básica de juros ainda elevada e inflação acima do esperado. No mais recente Boletim Focus, divulgado na segunda-feira, 20 de janeiro, o mercado subiu a estimativa de inflação de 2025 pela 14ª semana seguida, para 5,08%. Esse movimento tende a se traduzir em um consumidor com comportamento mais cauteloso e seletivo nos próximos meses, algo que deve ser levado em conta no planejamento para 2025.
DADOS DO ESTUDO
Em termos de quantidade de pontos de venda, o número de lojas participantes do painel aumentou em 2% entre 2023 e 2024, passando de 311.197 para 317.399.
Outros números consolidados em âmbito Brasil, todos positivos, para o mercado de HCPC em 2024 foram: crescimento de 5,6% nas vendas em receita, 2,3% nas vendas em volume, 3,2% no preço médio e 3,6% no ticket médio por PDV.
REGIÕES
O Sudeste mantém a maior participação nas vendas entre as regiões, respondendo por 35,4% do total. A maior parte do KPIs analisados tiveram resultados positivos, com crescimento de 6,2% nas vendas em receita, 6,8% no preço médio, 2,8% no número total de PDVs e 3,4% no preço médio por PDV. Apenas as vendas em volume tiveram leve retração, de -0,6%, praticamente mantendo estabilidade.
O Nordeste surge com o segundo maior peso no estudo, participando com 31,6% das vendas – o que representa crescimento sobre a participação em 2023, de 30,8%. Além disso, apresenta os melhores resultados do painel no crescimento das vendas em receita (8,2%), vendas em volume (7,3%) e preço médio por PDV (7,8%). Também apresentaram avanços o preço médio, 0,8%, e o número total de PDVs, 0,4%.
Com participação de 15%, a região Sul também mostrou bons resultados, apenas com leve redução nas vendas em volume: -0,7%. Nos demais KPIs, o desempenho foi positivo: ampliação de 3,9% nas vendas em receita, 4,6% no preço médio, 2,9% no número total de PDVs e 1% no preço médio por PDV.
O Centro-Oeste contribuiu com 9,6% de participação no estudo, perdendo espaço em relação ao ano de 2023, quando correspondeu a 10,1% do total das vendas. Ainda assim, a única queda registrada foi no preço médio, -0,9%. Os demais indicadores tiverem crescimento: 0,6% nas vendas em receita, 1,5% nas vendas em volume, 0,1% no total de PDVs e 0,5% no ticket médio por PDV.
Por fim, a região Norte, com participação de 8,4%, mostrou diminuição apenas no indicador ticket médio por PDV (-2,6%), o pior resultado do estudo nesse KPI. Os demais tiveram crescimento: 3% nas vendas em receita, 0,3% nas vendas em volume, 2,7% no preço médio e 5,8% no número total de PDVs, a maior ampliação registrada no estudo – que talvez ajude a explicar a queda na receita média por PDV no mercado de HCPC em 2024.
FAIXAS POPULACIONAIS
Todos os indicadores do estudo do mercado de HCPC em 2024 se mostraram positivos em todas as faixas populacionais analisadas, mas os melhores resultados se concentraram nas cidades entre 20 mil e 50 mil habitantes (19,2% de representatividade), com 7,7% de crescimento nas vendas em receita, 4,9% nas vendas em volume e 5,8% no ticket médio por PDV.
Em termos de preço médio, o desempenho mais significativo para o mercado de HCPC em 2024 foi o da faixa populacional acima de 900 mil habitantes (18,4% de representatividade).
No indicador total de PDVs, as cidades entre 100 mil e 500 mil habitantes (respondendo por 25,6% do total de vendas) e entre 500 mil e 900 mil habitantes (7,7% do total) empatam com crescimento de 2,9%. As cidades com até 20 mil habitantes representam 14,5% do total de vendas.
SOBRE O PAINEL MTRIX MARKET INSIGHTS
O painel Mtrix traz dados de uma rede integrada de mais de 100 indústrias de produtos de bens de consumo e 2.000 distribuidores & atacadistas com vendas para mais de 1 milhão de PDVs, coletados diariamente. Com isso, conseguimos visibilidade real do comportamento do mercado de bens de consumo e provemos informações confiáveis e atualizadas para gerar os melhores insights e permitir a tomada de decisões precisas, baseadas em dados.