Estudo anual mostra a importância estratégica do Canal Indireto para a Indústria
Em Maio de 2023, a ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores divulgou o seu ranking anual, mostrando a evolução do setor em 2022. No ano passado, o atacado distribuidor nacional faturou R$ 364,3 bilhões, a preço de varejo, e obteve crescimento real de 12,2% sobre 2021.
O estudo destacou o crescimento do modelo Atacado de Autosserviço. Esse setor respondeu por R$ 84,5 bilhões do faturamento total dos respondentes da pesquisa, com 23,6% de crescimento sobre o ano anterior.
É um desempenho surpreendente dentro do cenário atual. Afinal, tivemos pandemia com três anos de duração, momentos de instabilidade política ao longo de uma acirrada disputa presidencial, inflação persistente, baixo crescimento econômico e uma guerra que vem afetando mundialmente o comércio de commodities e fertilizantes.
Segundo a ABAD, o mercado mercearil foi afetado pela conjuntura adversa, como todos os demais segmentos econômicos, mas tem a particularidade de atuar com produtos de consumo básico. Isso significa que, mesmo em um cenário de preços mais elevados, restrição de crédito e baixa renda, esses produtos sempre serão priorizados pelas famílias. O consumidor pode substituir marcas, pode diminuir quantidades, pode cortar alguns itens da cesta. Mas alimentos e artigos de higiene pessoal e limpeza doméstica não deixam de ter demanda.
A publicação também apontou que o setor deteve um share de 52% do mercado mercearil nacional em 2022. É o 18º ano consecutivo em que esta participação permaneceu superior a 50%. Esses números dão a dimensão do atacado distribuidor na economia brasileira. E, mais do que isso, destacam a importância do setor para o varejo e para a indústria.
O CANAL DE DISTRIBUIÇÃO INDIRETO COMO PARCEIRO ESSENCIAL
A indústria tem nos atacadistas e distribuidores parceiros estratégicos para garantir a capilaridade da distribuição de seus produtos. Seja em pequenos pontos de venda de grandes cidades, seja em lojas de variados portes em locais afastados e de difícil acesso nas regiões mais distantes dos grandes centros.
Lembramos que o panorama de mercado da Mtrix mostrou um crescimento de 4,7% no número de lojas dos canais varejo alimentar e food service entre 2021 e 2022. Esses estudos comparam KPIs de vendas, dados precisos e confiáveis, em mais de 560 mil pontos de venda do mercado de alimentos
Nos estabelecimentos onde o fabricante tem dificuldades em chegar sozinho devido ao alto custo operacional ou à ausência de frota ou pessoal próprios, a expertise logística do distribuidor garante a entrega dos produtos, enquanto suas equipes de vendas oferecem ampla assistência ao varejista no que se refere a sugestões de layout, orientações sobre o melhor mix, informações sobre as promoções do fabricante.
Dessa forma, o canal de distribuição indireto se consolida como principal fornecedor do varejo alimentar independente (não pertencente a grandes redes). E também como um importante parceiro da indústria, prestando um serviço essencial para ampliar o alcance geográfico da distribuição.
Agentes de distribuição são fundamentais para pequenos negócios
Aqui vale destacar que muitos pontos de venda do varejo alimentar são pequenos negócios. Muitas vezes empresas familiares com pouca disponibilidade financeira e/ou conhecimento para investir em melhorias tecnológicas, operacionais e de gestão.
Isso torna o apoio dos agentes de distribuição ainda mais relevante. E a participação da indústria na implementação dessas melhorias ainda mais necessária.
Afinal, embora a atuação do distribuidor seja eficiente, as operações da cadeia de abastecimento envolvem sempre muitos fatores e são bastante complexas. Isso reforça a necessidade de a indústria investir em tecnologia para obter a necessária visibilidade das transações desde o fabricante até o varejo.
Além disso, é fundamental dar eficiência à gestão, orientar as ações de Marketing e Vendas e embasar decisões estratégicas que melhorem a rentabilidade e a competitividade.
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE COMO BASE
Podemos dizer que um dos alicerces de um processo de decisão de alta performance é o alinhamento adequado. Alinhamento entre Trade Marketing (planejamento) e Vendas (execução), entre os parceiros (indústria e distribuidor; distribuidor e varejo), entre os dados acessados pelas áreas de estoque e de transporte.
Alinhamento se faz com informação. E a qualidade da informação com que se trabalha deve ser entendida como uma importante vantagem competitiva. Afinal, decisões tomadas com base em dados de baixa qualidade ou desatualizados podem prejudicar significativamente os resultados da empresa.
Assim, visibilidade, confiabilidade das informações e agilidade no compartilhamento entre integrantes do processo formam um tripé poderoso à tomada de decisões adequadas. E que, portanto, contribuem para reduzir erros e maximizar a rentabilidade.
Para atender a essa necessidade e oferecer às indústrias e aos distribuidores as mais acuradas informações e as melhores ferramentas de gestão, a Mtrix se preocupou em criar uma base de dados altamente consistente e confiável.
SOLUÇÃO DE DATA QUALITY PARA CANAL DE DISTRIBUIÇÃO INDIRETO
O MIND, exclusiva plataforma da data quality da Mtrix, monitora e analisa diariamente o conteúdo das informações relativas às compras realizadas por mais de 1 Milhão de PDVs e entrega informações com níveis de consistência superiores a 99%. Este processo de data quality é base para a publicação de todos os dados da Mtrix nas suas soluções de inteligência.
A partir dessa base robusta de informações, a Mtrix desenvolveu diversas soluções que contemplam as necessidades tanto da indústria quanto dos distribuidores. Nossas soluções respondem a perguntas importantes como:
- Onde meus produtos estão presentes? E onde não estão?
- Qual a performance dos meus lançamentos?
- Como está o nível do meu estoque nos PDVs e qual o meu estoque ideal?
- Como aumentar a positivação alavancando a minha distribuição numérica e ponderada?
- Onde devo investir em promoção e qual o ROI das minhas ações promocionais?
- Em quais produtos devo focar minhas vendas?
- Quais os pontos de venda mais rentáveis para o meu negócio?
- Qual a performance das minhas ações e campanhas de incentivo?
- Como monitorar e gerenciar o desempenho da minha equipe de venda? E a equipe dos meus clientes?
- Quais são os meus clientes mais e menos fiéis?
- Como identificar a loja perfeita?
E para garantir a implementação e a mais eficiente utilização das ferramentas, a Mtrix disponibiliza uma equipe altamente capacitada para compreender as necessidades de cada cliente, identificar suas particularidades, analisar os processos e propor soluções customizadas que realmente façam sentido – e se traduzam em resultados.
Dessa forma, a Mtrix contribui para que a grande oportunidade de negócios representada pelo canal de distribuição indireto e suas centenas de milhares de pontos de venda de pequeno e médio porte seja aproveitada integralmente para alavancar a rentabilidade da indústria e de toda a cadeia de abastecimento.
SOBRE A MTRIX
Há mais de 12 anos no mercado, a Mtrix provê soluções de inteligência de dados, conectando, capturando, processando e fazendo o tratamento dos dados transacionados diariamente entre fabricantes, distribuidores e varejistas.
Atualmente, a Mtrix conta com uma carteira de mais de 75 clientes da indústria e cerca de 1.500 distribuidores e atacadistas conectados – com vendas para mais de 1 milhão de pontos de venda no Brasil.
Entre em contato e saiba tudo que a expertise da Mtrix pode fazer pelo seu negócio!