O que é Penetração de Mercado?
Por vezes, empresas percebem boas oportunidades para expandirem seu público e alcançarem mais consumidores e, nesses momentos, o melhor a se fazer é trabalhar para aumentar a penetração de mercado.
Essa estratégia ajuda não só no aumento das vendas, mas na conquista de uma parcela mais ampla de consumidores que, naquele momento, podem estar engajados com outras marcas.
A penetração de mercado visa ganhar espaço de forma inteligente, considerando todos os fatores relacionados ao produto e às expectativas do consumidor.
Continue a leitura e confira mais sobre o assunto!
O que é Penetração de Mercado?
É definido como o número de compradores de uma marca ou categoria específica de produto, ao menos uma vez em um dado período, dividido pelo tamanho do universo do mercado analisado.
Trata-se de uma estratégia que visa o aumento de vendas dentro de uma base em que a empresa já atua.
A ideia é conseguir alcançar mais consumidores dentro daquele público, gerando competitividade na busca por conquistar quem ainda não é cliente da marca. Consequentemente, isso possibilitará a empresa atrair os consumidores de seus concorrentes.
Esse trabalho de penetração traz um resultado principal de destaque, que é o aumento do market share, ou seja, a fatia do mercado que a empresa cobre com seus produtos e serviços.
Como funciona essa estratégia?
A penetração de mercado precisa ser baseada em uma estratégia de Marketing, uma vez que é necessário trabalhar o entendimento do mercado, primeiramente.
Partindo disso, empresas precisam investir no desenvolvimento de suas marcas, com foco no que pretendem transmitir ao mercado.
Nesses esforços, um trabalho de branding devidamente estratégico ajudará a marca a projetar sua imagem de maneira fortalecida junto ao público-alvo, reforçando sua participação no mercado.
Como a penetração é uma estratégia de expansão, é fundamental garantir que o consumidor veja sua marca a partir de uma ótica de destaque, enxergando os diferenciais que ela tem.
Qual a importância da penetração de mercado?
A penetração de mercado pode ser decisiva para que sua empresa ocupe um lugar de destaque no mercado. Isso impacta diretamente a percepção do consumidor sobre sua marca e, naturalmente, pode atrair mais chances de potencializar seu faturamento, atingindo os objetivos a seguir:
- Aumento de market share
- Desenvolvimento de sua marca
- Aumento do faturamento
Como definir uma estratégia de penetração de mercado para o seu negócio?
Antes de saber por qual caminho sua empresa deverá seguir, é preciso realizar análises, estudos e observações estratégicas. Isso permitirá conhecer melhor seus concorrentes, o mercado como um todo e, principalmente, o público consumidor e suas necessidades.
Tenha um benchmarking
Qual é a referência de sucesso que você deseja que sua marca alcance? Há outras empresas líderes do setor que servirão como esse parâmetro, e é importante que você considere os resultados que elas têm alcançado.
Entenda as necessidades do seu público
Seu público tem necessidades específicas, aspirações e expectativas em relação aos produtos que uma empresa pode oferecer. Desenvolver uma persona para sua marca é o primeiro passo a ser dado. Quanto mais detalhado esse modelo médio de consumidor for, maior a capacidade do seu negócio em entender o público e suas necessidades.
Saiba quem são seus concorrentes
Conhecer a concorrência é o que permitirá detectar quais são suas forças e suas fraquezas, sabendo como explorá-las a favor do seu negócio.
Quais são as principais estratégias de penetração de mercado?
Há diferentes formas de conquistar resultados otimizados dentro do seu mercado, vendendo os mesmos produtos e serviços que você já vendia antes.
Ressignifique produtos
A proposta é mostrar ao público que, um determinado item, pode ter uma nova funcionalidade, ou ser útil em situações que antes não eram comuns.
Invista em conteúdos
Seus conteúdos podem ajudar o público a conhecerem melhor o que você vende, a sua empresa e até mesmo as suas novas propostas para o mercado.
O Marketing de Conteúdo tem ajudado empresas a captarem mais público por meio de estratégias Inbound. A ideia é simples: oferecer valor em troca da atenção da sua audiência.
Valorize estratégias de engajamento
Engajamento é essencial para qualquer momento e uma estratégia decisiva para aumentar a penetração de mercado da sua empresa.
O ponto de partida deve ser a dor da persona: saiba o que o seu consumidor deseja, o que ele precisa e garanta que seu negócio possa preencher isso.
Ao entender que sua empresa é capaz de atender essas necessidades, o consumidor tende a se engajar com sua marca.
As soluções inteligentes da Mtrix ajudam você traçar a sua estratégia de penetração de mercado.
Entre em contato conosco e saiba mais. Ficaremos felizes em contribuir com o crescimento do seu negócio.