O que é Inteligência de Mercado?
Na hora de fazer o planejamento estratégico da empresa, os líderes sabem que o ideal é se apoiar em informações confiáveis para tomar as decisões. Apesar disso, muitos ainda não possuem um processo estruturado para coletar e processar informações sobre o mercado. Esta é a função da inteligência de mercado.
Também conhecida como inteligência competitiva, é uma área que está em crescimento – especialmente porque o acesso à informação se tornou mais fácil e a tecnologia facilitou a geração e a análise de dados.
Inteligência de mercado não se resume à análise de concorrentes. Embora essa realmente seja uma das principais ações, o objetivo é entender o que se passa do lado de fora da empresa, a fim de aumentar a competitividade. Para isso, realiza-se monitoramento, coleta de dados e análises – convertendo tudo isso em inteligência para apoiar a tomada de decisões.
A inteligência de mercado fica de olho no ambiente de negócios no qual a empresa se encaixa e observa tudo o que pode impactar a performance e o desenvolvimento. Ou seja: produto/serviço, clientes, concorrentes, segmento de mercado e economia. Assim, ela ajuda a:
- Saber como o produto/serviço é visto pelos clientes e no mercado.
- Avaliar se o preço cobrado está coerente com o mercado.
- Identificar diferenciais do produto.
- Descobrir como os consumidores percebem a marca.
- Conhecer a fundo os clientes atuais e potenciais.
- Acompanhar a concorrência – estratégias, direcionamentos, crescimento.
- Entender segmento de mercado – problemas, tendências, players e influenciadores.
Para isso, a inteligência de mercado utiliza táticas como benchmarking, análise SWOT, mystery shopping, monitoramento de mídia e, principalmente, análise de dados. A inteligência gerada por meio disso colabora para tornar a empresa mais competitiva.
Qual a importância para o negócio?
Ter esse tipo de inteligência como aliada ajuda a tomar melhores decisões. Informações qualificadas e uma análise bem feita permitem:
- Agir rápido
Com inteligência de mercado, é possível prever as movimentações do mercado, entender como elas vão afetar a sua empresa e agir rapidamente. Assim, pode se preparar, elaborar uma estratégia e ajustar a rota com mais agilidade. Para isso, monitoramento e análise têm de ser constantes. A ideia é estar sempre um passo à frente.
- Se diferenciar
A inteligência de mercado é essencial para conhecer o seu público, analisar o perfil e o comportamento de compra.
- Identificar oportunidades
O que está faltando no mercado? O que os clientes precisam e ainda não é oferecido? O que empresas em outras áreas estão fazendo que poderia ser aplicado à sua estratégia? No que os seus concorrentes estão pecando? Quais são as tendências que podem impulsionar seu crescimento? A inteligência de mercado é capaz de identificar os pontos que podem ser mais bem explorados pela empresa.
- Inovar
A inteligência de mercado permite conhecer tendências e novas tecnologias. As mudanças são rápidas, acompanhar o mercado é uma forma de ver as coisas sobre outras perspectivas e inovar – não só no produto ou serviço, mas também nos processos internos e nas estratégias da empresa.
Não há dúvidas de que a inteligência de mercado é benéfica para o negócio em todos os sentidos. Afinal, com informações de qualidade e análises bem feitas, fica muito mais fácil tomar decisões – e acertar. Olhar para fora e manter o radar ligado é o caminho para melhorar os processos, ganhar competitividade e se destacar. Quer uma ideia para começar? Baixe, gratuitamente, e confira o Mtrix Highlights – nosso painel com indicadores de comportamento do mercado.
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