Planejamento bem-feito garante vantagem competitiva. Como está o seu para 2024?
O planejamento estratégico, revisado anualmente, é fundamental para garantir que a empresa se mantenha no rumo certo, apoiada nos seus valores e missão. Assim, pode aumentar sua vantagem competitiva em relação aos concorrentes, permitindo um crescimento continuado e sustentável.
Para tanto, é preciso estudar os resultados já obtidos, analisar as tendências do mercado, observar as inovações que surgem, realinhar parcerias, definir metas claras, objetivas e mensuráveis, disponibilizar os recursos e meios necessários para tornar o planejamento uma realidade consolidada e fazer o acompanhamento contínuo das ações propostas, com vistas a melhorias e ajustes.
Aspectos importantes para aumentar a vantagem competitiva
Mas para lidar com um cenário tão dinâmico, cheio de complexidades e variáveis quanto o da economia brasileira, é útil dar uma olhada em alguns aspectos que selecionamos abaixo. Esses aspectos não devem ser negligenciados no planejamento de uma empresa, qualquer que seja sua área de atuação.
1. Atenção ao macroambiente político-econômico
Decisões políticas e alterações na condução da economia, bem como movimentos do mercado financeiro com potencial para afetar sua área de atividade são fatores que devem ser constantemente monitorados. Medidas tomadas pelo poder Executivo (em qualquer uma das três esferas) podem alterar aspectos regulatórios relacionados ao seu negócio. E a criação de novas leis, especialmente as que tratam de temas tributários, podem facilmente desequilibrar as melhores previsões orçamentárias.
A depender do segmento de atuação, a própria conjuntura internacional deve ser também monitorada, uma vez que que se desenha um cenário que inclui duas guerras de duração potencialmente longas, o que pode ter diversas implicações econômicas. A guerra entre Rússia e Ucrânia já afetou a disponibilidade mundial de grãos e fertilizantes. O novo conflito envolvendo Israel e grupos extremistas islâmicos pode espalhar-se pelo Oriente Médio e afetar a oferta de petróleo, por exemplo.
Outro exemplo são os componentes eletrônicos, que escassearam no mercado durante a pandemia e ainda não tiveram seu fornecimento normalizado. E a China, principal fornecedora de minerais essenciais para a fabricação de microchips, segue restringindo as exportações em meio a embates comerciais com os Estados Unidos, que acaba afetando o mundo todo.
2. Flexibilidade para acompanhar as mudanças
É importante observar que, diferentemente do que ocorria em épocas passadas, o atual cenário de negócios vem se transformando cada vez mais rapidamente, muitas vezes envolvendo mudanças bruscas – caso das situações desencadeadas pela pandemia da Covid-19, com efeitos que reverberam até hoje, como o home office – e profundas, como o assombroso ritmo de desenvolvimento das ferramentas de inteligência artificial que vêm assumindo cada dia novas funções e ocupando novos espaços.
Isso significa que a empresa realmente vocacionada para o crescimento precisa saber lidar com imprevistos e ter agilidade para a implantação de um plano B sempre que a realidade se impuser com um cenário totalmente diferente do previsto. Claro que nunca é possível prever quando e como irá acontecer algo de tão grande impacto. Mas criar uma cultura flexível, participativa e aberta a novas ideias é um excelente começo e poderá permitir o surgimento de boas soluções quando se fizer necessário.
3. Adesão à agenda ESG
Empresas de todos os portes e segmentos estão sendo chamadas a olhar com maior atenção os aspectos de governança corporativa e responsabilidade social e ambiental. A adesão a essa agenda pode corresponder a uma maior consciência e maturidade da empresa em relação a esses temas. Mas também é verdade que consumidores e o próprio mercado estão dando preferência para as organizações alinhadas aos princípios ESG.
As instituições financeiras já utilizam a adoção das práticas ESG como um filtro para concessão de crédito. Assim como as gestoras de investimentos tendem a recomendar mais as ações dessas empresas, vistas como mais resilientes e sustentáveis do que as demais.
4. Atualização tecnológica
Novas tecnologias surgem todos os dias. Ferramentas de análise de dados, sistemas de automação, inteligência artificial estão deixando de ser possibilidades futuras para se tornarem cada vez mais presentes na vida das pessoas e das empresas. O mundo hoje é digital.
Essa transformação, acelerada a partir da pandemia, atingiu desde grandes empresas acostumadas a investir parte de seu orçamento em desenvolvimento de sistemas até o mercadinho de bairro, que de repente se viu obrigado a atender pedidos pelo WhatsApp, ou a lanchonete da esquina, que aderiu ao sistema de delivery por aplicativo para sobreviver. É a forma como encontraram de aumentar sua vantagem competitiva.
Dessa forma, quase todos os negócios que sobreviveram à pandemia o fizeram graças a algum tipo de tecnologia digital. E se para muitos o ingresso nesse universo foi inicialmente atabalhoado e sem qualquer planejamento, agora e cada vez mais fica claro que a atualização tecnológica é um fator de sobrevivência para as organizações de todos os portes.
Além disso, hackers e seus programas maliciosos se aproveitam da explosão de plataformas de e-commerce e do volume crescente de pagamentos por meios digitais para tentar novos golpes que levam a prejuízo financeiro para empresas e clientes e trazem risco permanente de exposição de dados sensíveis.
Assim, é fundamental que a atualização tecnológica abranja investimentos em segurança cibernética, de acordo com as necessidades e capacidade de alocação de recursos de cada empresa. E também abranja a contratação de pessoal especializado e capacitado para fazer a gestão dos cenários de risco.
Planejamento no segmento de bens de consumo de alto giro
Além de todas as questões que afetam as demais empresas, tanto as indústrias quanto os distribuidores de produtos de alto consumo devem incluir no seu planejamento temas como: estratégias de distribuição, estratégias de preços, estratégias de marketing, monitoramento dos resultados, campanhas de incentivo, entre outros, com foco no crescimento da marca no mercado e na gestão do relacionamento com fornecedores e clientes.
Também é importante prever no planejamento o uso de ferramentas de inteligência de mercado suficientemente sofisticadas para indicar com precisão onde a empresa deve focar seus esforços, onde estão os pontos de venda com maior potencial, ressaltando sempre a importância do compartilhamento desta informação com seus parceiros distribuidores.
Especialmente nos segmentos de alimentos, bebidas, cuidados pessoais e limpeza doméstica, que são mercados extremamente desafiadores, vale destacar que, hoje, não há mais espaço para tomadas de decisão que não sejam fundamentadas na análise de dados.
E esses dados devem ser sempre atuais, confiáveis e consistentes. Dados da alta qualidade permitem ao gestor obter indicações importantes de como aumentar a sua distribuição numérica, identificar as regiões mais promissoras e conhecer de fato o comportamento de compra do consumidor.
Assim, mais do que apenas permitir a automação de tarefas que antes eram manuais, a tecnologia é hoje uma importante ferramenta da gestão. Afinal, ela aumenta a capacidade analítica e a previsibilidade das empresas e contribui para transformar as relações comerciais com clientes e fornecedores em parcerias realmente estratégicas.
O papel da Mtrix
A Mtrix trabalha para conectar todos os elos da cadeia de abastecimento através da inteligência de dados, com ferramentas especialmente desenvolvidas para serem facilitadoras no atingimento dos objetivos de negócios de seus clientes.
Com interface amigável e rápida, as soluções da Mtrix trazem insights poderosos, permitindo que os dados disponíveis sejam transformados em conhecimento relevante. Este conhecimento torna-se uma importante vantagem competitiva, especialmente quando compartilhado entre os parceiros de negócios para embasar as decisões estratégicas da indústria, do atacado distribuidor e do varejo. A cadeia se fortalece quando seus elos atuam de forma colaborativa, criando sinergias que revertem em maior agilidade, acuracidade e lucratividade para todos.
Faça seu planejamento para 2024 com o auxílio das soluções da Mtrix e aumente sua vantagem competitiva no mercado!