O cliente em questão é um grupo líder mundial em diversas categorias de produtos. Seu sucesso é resultado de um sistema de gestão com objetivos claros e metas desafiadoras, cumpridas por profissionais competentes e a implementação de sistemas inovadores que maximizam as vendas.
Fruto de uma parceria de mais de 10 anos, ele é hoje um dos maiores clientes Mtrix. Utiliza intensamente nossas soluções customizáveis de inteligência de mercado, gestão de campanhas de incentivo, gestão de sell-in, sell-out e estoque, entre outras, para a maximização de seus resultados.
Ter os produtos em todos os lares e portanto o foco era atingir maiores níveis de penetração nos PDVs, principalmente de seus produtos populares.
A empresa apresentava um considerável market share de 60% para um de seus principais produtos, no entanto sua penetração de mercado alcançava 53% do total de lojas onde eram vendidos produtos da categoria limpeza multiuso. Este cenário demonstrava que as vendas eram altas, porém havia um grande potencial de alcance de novos pontos onde a marca não se encontrava.
Sabendo das soluções Mtrix, a empresa nos procurou para que sugeríssemos ferramentas de penetração de mercado – inicialmente para o referido produto.
Após análise e imersão no cliente, a Mtrix sugeriu um conjunto de soluções e estudos analíticos que permitem medir o perfil de comportamento do mercado como um todo e alinhar o desempenho dos produtos do cliente com os melhores indicadores daquele perfil, identificando áreas e PDVs não atingidos e/ou otimizando a performance de vendas naqueles onde os produtos já estivessem presentes.
Foi possível identificar 310 mil PDVs a serem explorados, assim como determinar as medidas propícias para atingir os melhores, seja em volume e frequência de vendas e mix de produtos a ser ofertado, dentre outros parâmetros relevantes.
Os resultados superaram as expectativas e o cliente acrescentou ao seu portfólio 22 mil lojas do canal indireto de varejo, que correspondem a 5 pontos de distribuição numérica, levando a empresa a bater um recorde de 44% nesse tipo de indicador, com um crescimento das vendas de 30%.
A partir daí, as soluções Mtrix passaram a estender-se à formulação de estratégias e ações táticas referentes aos demais produtos do cliente.
- Identificação de 310.000 clientes potenciais a serem explorados
- Cliente acrescentou 22 mil novas lojas no canal indireto
- Cliente bateu recorde de 44% em distribuição numérica
- Crescimento de 30% nas vendas