SEARA – INTERACTION
Desafio
Há 10 anos a Seara realiza o PED – Programa de Excelência do Distribuidor, que é voltado ao canal distribuidor para o seu desenvolvimento comercial, com os objetivos de:
- Incentivar o sell out e a excelência na execução dos distribuidores Seara.
- Incrementar o volume em produtos Seara de alto valor agregado.
- Aumentar o número de itens por clientes.
- Aumentar a distribuição numérica levando os produtos da Seara ao maior número de varejos possíveis.
Para a execução do PED são determinadas metas por distribuidores com foco nos indicadores de Sell-in, Sell-out e Execução em loja.
Como premissa para que distribuidores participem do PED, eles precisam estar integrados a Mtrix.
Há mais de 9 anos a Mtrix é parceira da Seara, e peça-chave para a execução do PED. A Seara utiliza as soluções de inteligência da Mtrix que permitem o acompanhamento diário dos indicadores do PED e a retirada de insights para direcionamento das equipes de venda e trade marketing.
Uma das principais ferramentas da Mtrix utilizadas pela Seara para o PED 2024 é o Interaction by Mtrix.
Solução
O InterAction by Mtrix é um dashboard que em poucos cliques identifica as oportunidades de fidelização dos pontos de venda e orienta o mix de produtos que deve ser vendido.
A ferramenta foi otimizada ao PED oferecendo insights valiosos sobre o comportamento de compra dos clientes, para definição de regiões-alvo e estabelecimento de desafios ambiciosos, a fim de aumentar o número de clientes que compram regularmente, impulsionando o crescimento sustentável do negócio.
“Essa plataforma fornece uma análise detalhada da frequência de compra de cada cliente, identificando oportunidades de otimização e ações corretivas”, acrescenta Arivilton Rehn, Diretor de Vendas – Canal Distribuidor (Seara Alimentos).”
Resultados
A parceria com a Mtrix e utilização do Interaction na execução do PED resultou em uma transformação significativa nas estratégias de vendas e gestão dos distribuidores da Seara.
Com o InterAction inserido na execução do PED da Seara, foi possível realizar o direcionamento preciso dos distribuidores. A ferramenta traz de forma simplificada as seguintes análises:
- Clusterização de PDVs por nível de fidelidade
- Análise detalhada de oportunidade de Mix, demonstrando qual o mix de produtos os PDVs mais leais estão comprando e onde estão as oportunidades de crescimento do mix e aumento de positivação.
- Extração do Mapa da Mina dos Pontos de Venda mapeados com potencial para alavancar o mix de produtos.
Com isso para a execução dos KPIs de 2024, está sendo possível:
– Melhorar a compreensão do comportamento do cliente;
– Direcionar a equipe de vendas da Seara e a do distribuidor com precisão rumo às metas.
– Aumentar a presença do mix de valor no pequeno varejo.
– Aumentar a fidelização e recorrência de compras dos PDVs.