Os Benefícios da Inteligência de Mercado para o seu Negócio
A inteligência de mercado contribui para o processo de inovação e auxilia, a partir da análise de dados, nos estudos em relação aos seus concorrentes, consumidores, fornecedores e mercado em que atua. É possível obter um planejamento seguro para inovar seu produto ou serviço, fazendo com que o seu negócio ganhe um diferencial competitivo no mercado.
Continue a leitura e confira mais sobre o assunto!
Por que a minha empresa deve investir em inteligência de mercado?
A inteligência de mercado utiliza táticas para tornar a empresa mais competitiva, como benchmarking, análise SWOT, mystery shopping, monitoramento de mídia e, principalmente, análise de dados – realiza-se monitoramento, coleta de dados e análises, convertendo tudo isso em inteligência para apoiar a tomada de decisões.
A inteligência de mercado fica de olho no ambiente de negócios no qual a empresa se encaixa e observa tudo o que pode impactar a performance e o desenvolvimento. Ou seja: produto/serviço, clientes, concorrentes, segmento de mercado e economia. Assim, ela ajuda a:
- Saber como o produto/serviço é visto pelos clientes e no mercado;
- Avaliar se o preço cobrado está coerente com o mercado;
- Identificar diferenciais do produto;
- Descobrir como os consumidores percebem a marca;
- Conhecer a fundo os clientes atuais e potenciais;
- Acompanhar a concorrência – estratégias, direcionamentos, crescimento;
- Entender segmento de mercado – problemas, tendências, players e influenciadores.
Seja qual for o seu nicho, uma coisa é certa: ao investir em inteligência de mercado, sua empresa se coloca em melhores condições junto aos clientes e à concorrência.
Esse é um investimento fundamental para o sucesso de um negócio, já que permite superar desafios e oferecer produtos e serviços com maior aceitação.
Benefícios da inteligência de mercado
Inteligência de mercado é a resposta confiável para posicionar uma empresa em seu respectivo campo de atuação, seja qual for o segmento onde atue.
Conte com uma empresa especializada parceira, como a Mtrix, que irá lhe proporcionar soluções inteligentes, para lhe auxiliar em todo este processo e obtenha benefícios, tais como:
- Melhora da precisão das análises
- Aumento da produtividade
- Otimização de recursos
- Aumento do alcance das ações
- Tomada de decisões mais certeiras
Como a inteligência de mercado auxilia nos diferentes setores da empresa?
VENDAS
A inteligência de mercado está diretamente associada às vendas, pois é onde ela se manifesta com mais frequência.
MARKETING
Outra área que se vale dessa técnica para pautar suas ações é a de marketing, que tem uma relação de dependência com a de vendas.
Um exemplo prático da aplicação de inteligência de mercado nesse segmento é quando uma empresa usa soluções analíticas para definir estratégias de produção e divulgação de conteúdo na web.
RECURSOS HUMANOS
Já no setor de Recursos Humanos, problemas como rotatividade, absenteísmo e até a motivação podem ser tratados com inteligência de mercado.
É o que fazem empresas nas quais as pesquisas de opinião servem para respaldar decisões sobre melhorias no ambiente e até na formulação de políticas internas.
FINANCEIRO
Outra aplicação está no setor financeiro, onde empresas utilizam machine learning para fazer análises de risco, antecipar resultados e até prever a possibilidade de falência.
Ela ainda é usada em fundos de investimentos, onde a tecnologia é fundamental para montar portfólios e para analisar tendências com base nas notícias com impacto no mercado financeiro.
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